Principal  |  Juramentos  |  Lemas  |  Mensagens

Juramentos

FARMÁCIA - "Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade mediante a profissão farmacêutica. Minhas principais preocupações serão o bem-estar da humanidade e o alívio do sofrimento humano. Usar os meus conhecimentos e habilidades para bem servir o público e os outros profissionais da saúde.
Farei todo o possível para manter-me atualizado quanto aos progressos e às novidades da ciência, e tratarei de manter a minha competência profissional como Farmacêutico. Manterei normas elevadas de conduta moral e ética.
Presto este juramento com plena confiança e responsabilidade que o público deposita em mim."

 

PEDAGOGIA - "Diante de Deus e perante a humanidade, na profissão de licenciado em Pedagogia, prometo cumprir todos os deveres inerentes às minhas atividades, buscando a todo o instante a reflexão e o conhecimento, empenhando-me no sentido de que o zelo, o civismo e o amor assinalem, dia a dia, meu trabalho, minha vida, em prol do ensino e da formatação autêntica e integral da pessoa humana".

 

NUTRIÇÃO - "Prometo que, ao exercer a profissão de Nutricionista, o farei com dignidade e competência, valendo-me da ciência da Nutrição, em benefício da saúde do homem sem discriminação de qualquer natureza.
Prometo ainda, que serei fiel aos princípios da ética. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, possa eu merecer os louros que proporciona esta profissão."

 

ENFERMAGEM - "Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a minha função de técnico em enfermagem com consciência e dedicação, guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida, desde a concepção até a morte, não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano, manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições, livre sob minha palavra de honra, eu juro".
(Florence Nightingale)

 

BIOLOGIA - Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça.

 

DIREITO - "Juro, no exercício de minha profissão, respeitar sempre os princípios de honestidade, igualmente e solidariedade; preservar os bons costumes e os valores éticos e morais, em prol de uma sociedade mais justa, fraterna, sem preconceitos e desigualdades.
Prometo através do grau que ora recebo, promover o Direito na luta pela Justiça, pela liberdade e dignidade da pessoa humana, a fim de assegurar os direitos e garantias fundamentais elencados em nossa Magna Carta e promover a Paz social. Juramos!

 

FISIOTERAPIA - Prometo dedicar-me à profissão de fisioterapeuta, utilizando todo conhecimento científico e recursos por mim adquiridos durante o período de formação, comprometendo-me a aprofundá-los e atualiza-los, sem medir esforços, assegurando, aos pacientes sob meus cuidados, o bem-estar físico, psíquico e social. Juro honrar o nome da fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.

 

ODONTOLOGIA - "Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos deveres da honra da ciência e da caridade. Meus olhos serão cegos, a minha língua calará os segredos que me forem revelados. Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me forem confiados e juro que jamais me prevalecerei da profissão para corromper os costumes ou desmerecer o renome e a grandeza da Odontologia."

 

ADMINISTRAÇÃO - "Prometo, no exercício da minha profissão de administrador, consciente de minhas responsabilidades legais, planejar, organizar, dirigir e controlar sistemas que levem as instituições ao seu propósito, honrando o Código de Ética, em prol do aperfeiçoamento da ciência da administração, visando à dignidade do homem, ao crescimento da sociedade e à grandeza da Pátria."

 

CONTÁBEIS - "Prometo exercer com zelo. Diligência e honestidade a profissão contábil, cumprindo com fidelidade os deveres impostos pelo meu grau, respeitando a verdade, a justiça e o sigilo profissional, propugnando sempre pela solução dos problemas sociais e econômicos da humanidade. Juro cumprir fielmente o código de ética da profissão contábil, quer na sua letra, quer no seu espírito, com o objetivo de tornar-me digno de ser mais um membro da grande classe de contabilistas do Brasil."
Juro pela profissão! Juro pela Classe! Juro pelo Brasil!

 

MEDICINA - Eu juro por Apolo, médico, e Esculápio e Higéia e Panacéia e todos os deuses e deusas que, de acordo com minha habilidade e julgamento, cumprirei este juramento e estes compromissos: respeitar quem me ensinou esta arte como se fora meu pai, repartir com ele meus bens, suavizar suas necessidades se for necessário; olhar para seus filhos como se fossem meus irmãos, ensinar-lhes esta arte se quiserem aprendê-la, sem retribuição nem condição de espécie alguma e pelo preceito, leitura e qualquer outro modo de instrução, darei conhecimento da arte a meus próprios filhos e aos de meus mestres e a discípulos ligados por compromisso e juramento, conforme a lei da medicina, mas a ninguém mais; seguirei aqueles regimes que de acordo com minha habilidade e julgamento considerar benéficos aos meus doentes e me absterei de tudo que for nocivo e deletério. Não darei venenos mortais a ninguém, mesmo que seja instado, nem darei a ninguém tal conselho e, do mesmo modo, não darei às mulheres pessário para provocar aborto. Viverei e praticarei minha arte com pureza e santidade. Não operarei os que sofrem de pedra, mas deixarei que isto seja feito por homens que são práticos nesse ofício. Qualquer que seja a casa em que penetre, lá irei em benefício dos doentes e abster-me-ei de qualquer ato voluntário de maldade ou corrupção e ainda de sedução de mulheres e homens, de libertos e escravos. Tudo aquilo que tenha ou não relação com a prática da minha profissão, ver ou ouvir da vida dos homens que não deva ser divulgado, não divulgarei, respeitando tudo aquilo que deva ficar secreto. Enquanto conservar sem violação este juramento, que me seja concedido gozar a vida e a prática da arte, respeitado por todos os homens, em todos os tempos. Que outro seja o meu destino se transgredir ou violar este juramento.
(Hipócrates, 460 a.C.)

 

PSICOLOGIA - " Juro, ao iniciar a profissão de Psicólogo, colocar meu trabalho a serviço da humanidade; manter o máximo de respeito pela liberdade e integridade da pessoa humana; ser fiel aos ditames da minha consciência profissional e moral; usar meus conhecimentos em prol da verdade e da justiça, zelar pelo bom nome da profissão e dos colegas. Faço esse juramento consciente e livre sob minha palavra e honra".

 

ENGENHARIA - Com o pensamento no Brasil e consciente da responsabilidade que me é confiada, prometo, no exercício da profissão de engenheiro, consagrar o melhor do meu espírito e o máximo das minhas energias ao desenvolvimento da engenharia, ao progresso e grandeza da pátria, voltado para os ideais maiores de justiça e paz, que se fazem de amor e liberdade.